Jornadas Europeias do Património 2017

Peça do Mês – Setembro 2017
3 Setembro, 2017
Peça do Mês – Outubro 2017
12 Outubro, 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA

CASA DOS PATUDOS – MUSEU DE ALPIARÇA
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património.
Em 2017 as Jornadas Europeias do Património são subordinadas ao tema Património e Natureza e terão lugar nos dias 22, 23, 24 de Setembro.
Este tema pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões – mais urbanas ou mais rurais – e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados.
Pretende-se também enfatizar que esse desenvolvimento deverá ser sustentável, não comprometendo definitivamente as perspectivas de futuro; as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, e os epifenómenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios, que começam a colocar em causa a permanência de muito património construído e natural para o futuro, obrigando a alocação de muitos recursos que poderiam ser dirigidos a áreas mais carentes e urgentes.


Pela elevada importância do evento mais uma vez a Câmara Municipal de Alpiarça associa-se a esta iniciativa.


PROGRAMA

22 de Setembro
Ao longo do dia

Visitas Guiadas Gratuitas à Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça.

24 de Setembro
10h00  (Complexo Desportivo dos Patudos)

Visita Temática

A Quinta dos Patudos: Da História à Paisagem Natural.

Orientada pelo Dr. Nuno Prates e pelo Eng. Ricardo Hipólito.