Peça do Mês – Abril de 2017

VI Jornada Diocesana Para Os Bens Culturais Da Igreja
21 Março, 2017
Peça do Mês – Maio de 2017
3 Maio, 2017

Cristo carregando a cruz
Óleo sobre tela
Escola Italiana
Último quartel do século XVI
111 cm x 132 cm
CP – MA
Inv. Nº 86.118

No mês de Abril celebramos a Páscoa e nesse sentido apresentamos uma peça que está intimamente ligada com esta festividade religiosa.
A peça de arte escolhida para o mês de Abril é uma pintura da Escola Italiana do último quartel do século XVI, representa Jesus Cristo carregando a cruz, a caminho do Calvário, local da Crucificação, nos arredores de Jerusalém.
Esta obra da colecção de José de Mascarenhas Relvas mostra-nos duas figuras, Jesus Cristo e um outro homem que o auxilia. Cristo encontra-se de joelhos, a cruz ao ombro e a mão direita segurando-a, enquanto que a outra mão está assente no chão. Veste uma túnica castanha, e tal como é referido nos quatro evangelhos, carrega uma coroa de espinhos.
O seu olhar doce dirige-se ao homem que o ajuda com a cruz. Este parece ter já alguma idade, é meio calvo e com barba branca.
De acordo com três dos quatro Evangelhos, os de Lucas, Mateus e Matias, o homem escolhido pelos romanos para ajudar Jesus Cristo a carregar a cruz, foi Simão de Cirene.