Peça do Mês de Dezembro de 2016

Peça do mês de Novembro de 2016
24 Novembro, 2016
Artigo em Jornal O Alpiarcense – 23 de Novembro de 2016
7 Dezembro, 2016

Peça do mês – Dezembro

Lareira
Pedra de Ançã
Desenho – António Augusto Gonçalves
Trabalho de cantaria – João Machado
1905, Século XX
185 cm x 206 cm x 45 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.1306


Com a chegada do Inverno, e alertados que este poderá ser um dos Invernos mais frios do último centenário, escolhemos para nos aquecer uma lareira.
A peça do mês de Dezembro é a lareira em estilo neo-renascença do Salão Nobre. Esta foi desenhada por António Augusto Gonçalves e trabalhada por um dos melhores canteiros de Coimbra, João Machado. É em pedra de Ançã (Cantanhede) e ladeada por colunas adornadas de folhagens e motivos florais. A sua parte superior é extremamente trabalhada e repleta de bustos de anjos, pássaros, folhas e flores. No lado direito da lareira aparece-nos a inscrição JM, assinatura do canteiro, João Machado, do lado esquerdo a data do fabrico, 1905.
Ao centro existe uma inscrição em latim, In Labore Quies, que significa “quietude / tranquilidade no trabalho” e era a máxima de vida de José Relvas. Esta inscrição repete-se no exterior da Casa dos Patudos à forma de divisa. A parte superior da lareira tem ao centro uma taça em baixo-relevo, onde estão duas crianças, uma cantando e tocando bandolim, enquanto que a outra segura um livro de música, como pano de fundo uma concha saliente. Diversos bustos de figuras servem de ornamentação a esta peça, sendo uma delas a repetição do busto de José Farinha de Campos Relvas (avô paterno de José de Mascarenhas Relvas) que se encontra nos Arcos da Galeria Exterior da Casa dos Patudos.

Foto – Ana Bento