Peça do Mês – Julho 2017

Peça do mês – Junho de 2017
1 Junho, 2017

Marinha em Sceveningen
Aguarela Sobre Papel
Hendrik Willem Mesdag
1894 – Século XIX
67 cm x 88 cm
CP – MA
Inv. Nº 85.412

A obra escolhida para peça do mês de Julho é uma aguarela do pintor holandês Hendrik Willem Mesdag. O artista nasceu em Gronigen a 23 de Fevereiro de 1831. O seu pai, bancário de profissão, era pintor amador e incentivou o filho a estudar artes. Após herdar, por parte do pai, uma pequena fortuna, decide dedicar-se exclusivamente à pintura. Estuda em Bruxelas com Willem Roelofs e em 1868 estabelece-se na Haia para poder pintar o mar. Em 1870, faz uma exposição no Salão de Paris onde vence a medalha de ouro com a obra Les Brisants de la Mer du Nord. O Panorama Mesdag, que fica em Haia, foi pintado por ele entre 1880 e 1881.
Mesdag foi ainda presidente da Sociedade das Belas Artes de Haia, em 1889. Faleceu em Haia, a 10 de Julho, de 1915 e, tal como José de Mascarenhas Relvas, legou a sua casa e a sua colecção de pintura aos Países Baixos. Actualmente a sua casa é um museu, que tem o seu nome.
A peça que escolhemos para este mês de julho é precisamente uma aguarela deste autor, datada de 1894. Esta aguarela é em tons de acinzentados e esverdeados, retratando uma paisagem marítima em que se vê ao fundo, ao centro, uma embarcação à vela e no término do horizonte mais embarcações à vela e moinhos. No céu, que está nublado, veem-se alguns pássaros. A cena desenrola-se ao entardecer.
O quadro está assinado, tem vidro e uma moldura em madeira castanha com trabalhos em dourado. A pintura está centrada em cartão beije e a fazer a separação deste para a aguarela há um friso em cartão dourado.