Peça do Mês – Março de 2017

Visita de estudo – Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos
24 Fevereiro, 2017
Homenagem a José de Mascarenhas Relvas
3 Março, 2017

Estante de Música
madeira (carvalho)
5 de Março de 1888 – Século XIX
47,5 cm x 113,8 cm x 47,5 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.366

No mês de Março celebra-se o nascimento de José de Mascarenhas Relvas. Por esse motivo, escolhemos para peça do mês, uma obra feita para oferecer ao senhor José Relvas pelo seu 30º aniversário, ou seja a 5 de Março de 1888. A obra em questão é uma estante giratória para colocar as partituras de música.
A estante tem um pé alto torneado a partir do qual saem três pés ligeiramente arqueados e que assentam no chão. Esta peça tem uma base quadrada com frisos forrados a veludo verde de onde partem os suportes para as partituras. Estes também são quadrados e vão estreitando até à base superior que é lisa. Os suportes têm o monograma do senhor José Relvas em madeira recortada envolvido por arabescos, assim como, num destes suportes, a data de fabrico da peça, 05-03-1888. Na base inferior da estante, há umas aplicações para três castiçais em metal amarelo.
José Relvas era um apaixonado pela música, tocou violino em público em diversos concertos, fundou em 1899 o Quinteto de Música de Câmara de Lisboa.
A música povoa o imaginário da Casa dos Patudos.

Fotos – Ana Bento