Peça do Mês – Setembro 2017

Peça do Mês – Agosto 2017
1 Agosto, 2017
Jornadas Europeias do Património 2017
15 Setembro, 2017

O Areal do Senhor da Pedra

Pastel sobre Cartão

José Júlio de Souza Pinto

1914 (Séc. XX)

25 cm x 33,2 cm

CP – MA

Inv. Nº 84.721

            Pintura a pastel de José Júlio de Souza Pinto (1856 -1939), retrata a paisagem representando o areal do Senhor da Pedra, próximo da praia de Miramar, na freguesia de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia.

O pintor dedicou-se à pintura a pastel após regressar da sua formação em Paris e esta temática é recorrente. Souza Pinto era natural dos Açores, estudou na Academia Portuense de Belas Artes, onde concluiu brilhantemente o curso de pintura, era ainda um dos membros do Grupo do Leão. Partiu para Paris em 1880, estuda na École des Beaux Arts, no Ateliê de Cabanel, como bolseiro. O seu trabalho foi conhecido e agraciado em Portugal e no estrangeiro, tendo recebido diversas medalhas em exposições internacionais. Veio a falecer na Bretanha, local onde residiu e que representou frequentemente nas suas pinturas.

A paisagem representando o areal do Senhor da Pedra, serve de enquadramento a uma dama, cujo traje é: saia verde, casaco cinzento e chapéu azul. A dama debruça o olhar sobre uma flor amarela que tem na mão, parecendo meditar.

A beleza da paisagem marinha é por ele interpretada com cores vibrantes e contrastadas que se fundem e produzem jogos de sombra e luz, que se torna em certas zonas fluorescente. É uma obra que demonstra a liberdade do tardo-naturalismo e as influências do impressionismo no tratamento das manchas de cor. A obra está assinada e datada de 1914.