Peça do Mês – Agosto 2017

Peça do Mês – Julho 2017
4 Julho, 2017

Baigneuse – Banhista
Biscuit
Étienne-Maurice Falconet
Séc. XVIII (Réplica)
70 cm x 22 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.406

A peça deste mês de Agosto é uma escultura francesa, réplica de uma obra de Étienne-Maurice Falconet, Baigneuse.
O escultor nasceu em Paris em 1716 e faleceu na mesma cidade, aos 74 anos, em 1791. Falconet era aluno do escultor Jean-Baptiste Lemoyne e foi admitido na Real Academia Francesa em 1754. Era ainda um dos protegidos da Madame Pompadour, primeira favorita do rei Luis XV. Foi esta que o convidou para director da área de esculturas da fábrica de porcelanas de Sèvres, cargo que veio a ocupar em 1757.
A obra Baigneuse ou Nymphe qui descend au bain (Ninfa indo ao banho), como é também conhecida, foi apresentada pela primeira vez no Salon de 1757 onde teve um enorme sucesso.
Este êxito levou o próprio Falconet, assim como outros escultores, a fazerem réplicas da obra. A partir de 1758, as réplicas começaram a ser feitas em Biscuit. Esta escultura foi inspirada na pintura de François Lemoyne, La Baigneuse, de 1724.
Na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, encontra-se uma dessas réplicas feitas em Biscuit. A escultura representa uma mulher, ou ninfa, que se encontra nua, com a cabeça baixa. A perna esquerda está um pouco avançada, tendo um manto a circundá-la na parte superior da coxa, o qual é segurado pela mão direita. A mão esquerda pousa sobre o tronco de uma árvore.