Peça do Mês de Agosto de 2016

Junta de Freguesia de Alvalade
27 Julho, 2016
Visita de Abel Lin, embaixador de Taiwan
3 Agosto, 2016
Peça do Mês de Agosto de 2016

Peça do mês – Agosto
Vista da praia – Póvoa de Varzim
Óleo sobre Madeira
Século XIX
Silva Porto
53,7 cm x 75,3 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.750

António Carvalho da Silva (Porto), nasceu no Porto no ano de 1850, adoptando o nome da sua cidade natal para nome artístico, faleceu em Lisboa no ano de 1893. Silva Porto viveu durante o século XIX e foi um dos responsáveis pela divulgação do gosto Naturalista na pintura portuguesa, juntamente com João Marques d´Oliveira, também ele natural do Porto.

Nas obras de Silva Porto destacam-se as paisagens, figuras tradicionais portuguesas, imagens de ruas aldeãs, tema que representa a pintura da ruralidade.

A colecção de Silva Porto existente na Casa dos Patudos é composta por cerca de três dezenas de obras, estas são representativas da expressão do naturalismo no Portugal do século XIX, ilustrando mesmo um retracto do nosso país, nessa época.

De todas as pinturas da autoria de Silva Porto presentes na colecção de José Relvas, por contraste, destaca-se a representação de uma praia, que sabemos ser a da Póvoa de Varzim. O mar encrespado ocupa todo o lado esquerdo da pintura, o areal surge no centro e lado direito. No areal vemos banhistas, vestidos à época (século XIX) para os seus banhos de mar. Podemos perceber que os seus fatos de banho lhes cobrem totalmente o corpo, utilizam também chapéus, toucas e guarda-sóis. Apenas alguns se aventuram no mar, os restantes amontoam-se no areal, junto às barracas da praia. Por entre as barracas brancas da praia, destaca-se a bandeira vermelha, que sinaliza o mar bravio.

A pintura é marcada por pinceladas largas e estruturantes, a paleta cromática é fria, luminosa e contrastante.

Foto – Rui Florêncio