Peça do mês – Junho de 2017

Peça do Mês – Maio de 2017
3 Maio, 2017

Bilha Comemorativa do VII Centenário de Santo António
Barro Vidrado
Rafael Bordalo Pinheiro
1895 – Século XIX
40 cm x 23 cm
CP – MA
Inv. Nº 84.848

Neste mês de Santo António apresentamos mais uma peça da nossa colecção. Este mês destacamos a bilha de Santo António, realizada pelo grande ceramista Rafael Bordalo Pinheiro. Esta peça é datada de 1895 e foi feita para comemorar o VII Centenário do Santo António.
Santo António, tem como nome de baptismo Fernando de Bulhões. Nasceu em Lisboa, na rua das Pedras Negras, junto à Sé, entre 1191 e 1195. No local onde ficava a sua casa, encontra-se hoje a Igreja de Santo António.
Fernando de Bulhões foi educado no seio de uma família nobre, para ser cavaleiro, mas na adolescência pede autorização para ingressar na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, na Igreja de São Vicente de Fora, partindo mais tarde para Santa Cruz de Coimbra onde veio a terminar a sua formação intelectual e onde foi ordenado sacerdote. Santo António foi o primeiro Doutor da Ordem Franciscana. Fernando de Bulhões tinha cerca de 30 anos quando ingressou na Ordem dos Frades Menores, foi aí que recebeu o nome de António em homenagem ao eremita Santo Antão.
Em 1221, António chega por mero acaso a Itália, após o navio em que seguia ter sido desviado para a Sicília aquando de uma tempestade. Passa os últimos anos da sua vida entre França e Itália, a pregar.
No ano de 1231, com a saúde muito abalada, António retira-se para o castelo de Camposampiero, perto de Pádua. É precisamente em Pádua, no Mosteiro das Clarissas, que vem a falecer a 13 de Junho, deste mesmo ano.
A bilha realizada por Rafael Bordalo Pinheiro, tem o bojo decorado com um ramo de duas alcachofras, alfazema e folhagens. A tampa e a asa em forma de folha de couve. A pega da tampa em forma de grilo.
A parte central do bojo tem a medalha de Santo António de Lisboa, fitas com a seguinte inscrição: Stº António de Lisboa, VII centenário, Junho 1895. A tonalidade geral da peça é um castanho mel, as flores cor de alfazema e o grilo é castanho-escuro.